Realizar uma edificação que pouco agrida o meio ambiente e poupe ainda mais os recursos naturais tem sido a tendência do setor da construção civil nacional. Sendo assim, a bioarquitetura age como uma aliada ao desafio de construir cada vez mais empreendimentos que efetuem economia de água, retenham luz solar para fornecer energia elétrica, e que gerenciem a demanda de resíduos sólidos através de práticas de reciclagem.
A bioarquitetura é uma arquitetura focada em favorecer a vida; todos os tipos de vida. Ela considera, desde o projeto até a obra, sistemas construtivos sustentáveis (materiais e processos) e tecnologias saudáveis para que a edificação processe energias, água, ar e resíduos, procurando diminuir o impacto causado e devolver à natureza tudo que dela foi retirado, com qualidade igual ou melhor.
Por sua vez, ao optar pela utilização de uma técnica e um material construtivo, considera não apenas seus aspectos técnicos e estéticos finais, mas analisa toda a cadeia produtiva ao qual perpassam, desde a extração e manejo da matéria-prima até as distâncias percorridas em seu trajeto, os processos de transformação e incorporação de substâncias e, para além disto, a durabilidade, degradação e sua reintegração à natureza.
Analisando o ciclo de vida dos materiais, obtêm-se dados sobre os impactos que causam à natureza e à saúde humana, sendo possível tomar decisões conscientes e comprometidas com o meio-ambiente e com as gerações atuais e futuras. Ainda dentro dos parâmetros de sustentabilidade, a Bioarquitetura tem como princípios o aproveitamento passivo dos recursos naturais (iluminação natural, ventilação e microclimas) e a obtenção da eficiência energética do edifício.
Quais os princípios?
Ainda dentro dos parâmetros de sustentabilidade, a bioarquitetura tem como princípios o aproveitamento das características climáticas de cada região para gerar conforto térmico, acústico e lumínico. A iniciativa reduz o consumo energético com climatização artificial e deve nortear a elaboração do projeto.
Em resumo, a bioarquitetura engloba as construções ecológicas, sustentáveis e bioclimáticas (adaptadas ao clima) e, além disto, engloba as diversas expressões artísticas e culturais inspiradas não só na beleza das formas e ritmos da natureza, como também na milenar sabedoria construtiva dos povos orientais e ocidentais.