No post anterior discorremos um pouco sobre construção sustentável e, para aqueles que pensaram que ter uma casa sustentável é muito caro, nós decidimos procurar algumas soluções praticas que tornam, de maneira simples, nosso lar mais sustentável.
Quando falamos em construção sustentável, não nos referimos apenas aos grandes empreendimentos. Qualquer um pode ter uma casa sustentável, sem grandes investimentos. O importante é encontrar soluções que englobem o tripé da sustentabilidade – econômico, social e ambiental.
O Brasil já é o quarto país do mundo com o maior número de obras certificadas por sustentabilidade, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos, segundo dados do Green Building Council Brasil (GBC). No entanto, essa prática ainda é adotada predominantemente em empreendimentos comerciais.
Uma casa deve atender a inúmeras exigências técnicas para ser considerada plenamente sustentável, desde a escolha do material utilizado na sua construção. Ainda assim, é possível adotar medidas simples e de baixo custo, como também hábitos corretos no dia a dia,que dão ótimos resultados e certamente contribuem com o meio ambiente.
Nós, da Poli Esquadrias, separamos 6 medidas simples que já ajudam, não apenas o meio ambiente, mas também na sua qualidade de vida.
6 dicas
Janelas Grandes
Dessa forma a casa tem um aproveitamento melhor da luz natural e ventilação.
Lampadas de Led
As lâmpadas convencionais utilizam filamentos metálicos e radiação ultravioleta e descarga de gases. Já a luz de LED necessita de menos energia consumida para emissão de fluxo luminoso equivalente.
Painéis de Energia Solar
Com queda dos preços observada nos últimos anos, os painéis de energia solar estão se tornando cada vez mais acessíveis e já são uma alternativa a ser considerada para reduzir o consumo de energia elétrica.
Coleta de Água da Chuva
Não só a coleta da água de chuva mas também o reaproveitamento de água em situações que não exijam água potável, como regar jardim, lavar carro ou quintal e descarga.
Caixa do Vaso Sanitário com Acionamento Duplo
Responsável por um dos maiores desperdícios de água, a descarga pode se tornar mais econômica se tiver uma caixa acoplada. Com dois botões diferentes, pode-sedar descarga com apenas três litros de água (botão menor) ou seis litros (botão maior), podendo gerar uma economia de até 36 L/dia, em uma casa com 3 pessoas.
Separação do Lixo
A separação correta do lixo doméstico é outro detalhe muito importante no manejo da casa sustentável. Separar o lixo orgânico, que pode virar adubo num canteiro de flores ou horta no quintal, do lixo seco que pode ser reciclável.
Embora existam diversas maneiras para incorporar um pouco mais de sustentabilidade na construção, mesmo que não tenha sido pensada inicialmente na formulação do projeto, vale salientar que, o que mais conta para tornar uma casa sustentável é a mentalidade dos moradores. É preciso realmente pensar de forma sustentável em cada atitude do dia a dia.