Portas e Janelas de PVC
Portas e Janelas de PVC

Casa sustentável?


O pensamento sustentável está cada vez mais presente no nosso cotidiano, e a cada dia surgem mais produtos e técnicas para diminuir o impacto de nossa rotina no meio ambiente. Mas você já pensou em viver em uma casa sustentável?

A casa sustentável é aquela projetada para respeitar o meio ambiente, seguindo os princípios da sustentabilidade e garantindo o bem-estar dos moradores.

Uma casa pode ser considerada sustentável quando seu projeto dá prioridade à otimização de recursos e garante que não sejam gerados impactos ambientais negativos durante a construção e durante o uso da residência.

A casa sustentável é projetada, por exemplo, para fazer uso racional da água, para potencializar a utilização da luz natural e para consumir energia elétrica de fontes renováveis, como a solar e a eólica.

Parece um conceito futurista e até um pouco utópico, mas investir em uma construção como essa pode ser mais fácil e barato do que você imagina.

A construção civil é responsável pela geração de muitos impactos negativos no meio ambiente, já que utiliza os recursos naturais de forma irresponsável e gera resíduos sólidos. Com o objetivo de reduzir esses efeitos, o conceito de construção sustentável começou a ser delineado a partir dos anos 60. Na década seguinte, a crise do petróleo gerou a necessidade de reduzir ainda mais o consumo de energia e de investir em sistemas prediais mais eficientes.

Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Hong Kong e praticamente todos os países europeus possuem sistemas de avaliação como o Building Establishment Enviromental Assesment Method (BREEAM), o Leadership in Energy and Enviromental Design (LEED) e o Green Building Challenge (GBC). Eles avaliam a sustentabilidade das construções e estabelecem certificações para redução do consumo de recursos naturais, água, energia e geração de resíduos em edifícios.

No Brasil

No Brasil, por outro lado, o conceito de construção sustentável começou a ser mais discutido apenas em 1992, após o “Encontro Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano”, realizado no Rio de Janeiro. A partir daí, especialistas começaram a discutir soluções para os edifícios brasileiros, englobando processos sustentáveis e materiais conscientes.

Hoje, construir uma casa sustentável significa olhar com cuidado para todo o empreendimento desde o projeto até a construção. É possível tomar medidas que reduzam os impactos ambientais e ofereçam qualidade de vida para os moradores.

Portanto, muito se engana quem pensa que basta colocar um painel solar no telhado. Até mesmo um “kit básico” de sustentabilidade pode não ser suficiente, como lâmpadas econômicas, descargas de dupla função e captação de água da chuva. Investir nisso tudo é importante, mas o conceito de casa sustentável vai além, pois envolve o uso que o morador faz de cada elemento da natureza.

O que realmente torna uma casa sustentável é a mentalidade dos moradores. Estar ciente dos resíduos líquidos e sólidos que a casa produz, quantidade de energia gasta e até o horário em que se utiliza é muito importante.

Resumindo, o conceito de casa sustentável é muito abrangente, e não basta apenas ter tecnologias como painéis solares: é preciso realmente pensar de forma sustentável em cada atitude do dia a dia.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Casa sustentável?”